« Novembro 2014 »

» Página Inicial Áreas de Atuação Centro Integrado de atendimento e prevenção à violência contra a pessoa idosa

Centro Integrado de atendimento e prevenção à violência contra a pessoa idosa

Atendendo a deliberação da I Conferencia Estadual do Idoso, foi elaborado o Projeto do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa, que inaugurado em 01 de outubro de 2009, se constitui como uma das estratégias para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa no estado de Alagoas.

Criado a partir do convênio firmado entre o governo do estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social-SEADES, e Secretaria de Direitos Humanos, ligada a Presidência da República, o CIAPPI realiza ações de prevenção, atendimento psicológico, social e jurídico ao idoso e sua família em situação de vulnerabilidade ou de violência, visando à proteção e defesa de seus direitos, o fortalecimento da estrutura e dos vínculos familiares.

O CIAPPI conta com uma equipe multiprofissional que desenvolve ações de acolhimento aos idosos e sua família, averiguação de denúncias, estudo e diagnóstico psicossociais e jurídico, elaboração de plano de intervenção, acompanhamento e orientações aos idosos e familiares, visitas domiciliares, mediação de conflitos familiares, notificação ao Ministério Público, encaminhamento à defensoria pública e outros órgãos que compõe a rede de serviços. Realizam-se também atividades de prevenção contra a violência, junto a setores da sociedade e grupos de convivência para a terceira idade.

Categorias foram estabelecidas internacionalmente para designar as diversas formas de violência mais praticadas contra a pessoa idosa. São elas:

• Violência Física: é o uso da força física para compelir os idosos a fazerem
o que não desejam, para feri-los, provocar dor, incapacidade ou morte.
• Violência Psicológica: corresponde a agressões verbais ou gestuais com
o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar do convívio
social.
• Violência Sexual: refere-se ao ato ou jogo sexual de caráter homo ou hetero-relacional, utilizando pessoas idosas. Esses abusos visam a obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.
• Abandono: é uma de violência que se manifesta pela ausência ou deserção
dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção e assistência.
• Negligência: refere-se à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. A negligência é uma das formas de violência mais presente no país Ela se manifesta, freqüentemente, associada a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em particular, para as que se encontram
em situação de múltipla dependência ou incapacidade.
• Violência Financeira ou econômica: consiste na exploração imprópria ou ilegal ou ao uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros
e patrimoniais.
• Auto-negligência: diz respeito à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria a saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesma.

Denunciar a violência contra a pessoa idosa é de responsabilidade de toda a sociedade! Denuncie.

Disque-idoso: 3315 9928

Email: ciappi.al@hotmail.com