« Novembro 2014 »

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2007 03 Assistência Social oferece curso gratuito de libras
26/03/2007 - 05h56m

Assistência Social oferece curso gratuito de libras

Entidades que prestam atendimento a pessoas com deficiência auditiva e representantes das secretarias do Estado estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, no auditório do Sebrae/AL, para o lançamento do curso gratuito de Libras, uma promoção da Secretaria Executiva de Inserção e Assistência Social (Seias).

Assistência Social oferece curso gratuito de libras

Lingua Brasileira de Sinais

“A necessidade da realização do curso foi levantada em uma das reuniões do Núcleo de Atenção à Pessoa Portadora de Deficiência e, a princípio, seria voltado apenas aos funcionários da Seias. Contudo, acima de uma necessidade, essa também é uma exigência do Estatuto do Deficiente. Por essa razão, decidimos contemplar funcionários de todas as secretarias e representantes de entidades que trabalham com o atendimento a pessoas surdas”, explicou Marilene Vasconcellos, diretora de políticas intersetoriais da Seias.
Com início previsto para o mês de setembro, o curso terá duração de três meses e será ministrado pelo professor Roberto Santos Correia e o intérprete Gilson Vilela. O objetivo é ampliar o debate acerca dos direitos individuais e coletivos relativos à pessoa com deficiência, bem como assegurar a integração e o pleno exercício de sua cidadania.
O lançamento do curso, coordenado pela secretária de Assistência Social do Estado, Josilene Albuquerque Lira, contou com a presença da pesquisadora e professora de Direito do Trabalho, Rita de Cássia Mendonça, que ministrou palestra sobre “O Ministério Público em defesa da dignidade humana do trabalhador com deficiência”. Já a fisioterapeuta Fátima Michaello Macedo Dias falou sobre o acesso à saúde para pessoas com deficiência. Na ocasião, foram discutidas também questões relativas à inclusão da pessoa com deficiência nas empresas privadas e à baixa qualificação profissional deste público.

Mais informações:

Cristina Limeira