« Outubro 2014 »

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2011 Abril Pacto de Aprimoramento da Gestão do SUAS tem novos desafios em Alagoas
05/04/2011 - 15h55m

Pacto de Aprimoramento da Gestão do SUAS tem novos desafios em Alagoas

Prioridades foram analisadas durante encontro que aconteceu na Secretaria da Assistência Social

Pacto de Aprimoramento da Gestão do SUAS tem novos desafios em Alagoas

Representantes das superintendências discutem o Pacto assinado em 2007

Amanda Duarte - estagiária

Técnicos da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) se reuniram, nesta terça-feira (5), para analisar a proposta do Pacto de Aprimoramento da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para 2011/2014, que tem o co-financiamento da Proteção Social Básica como uma de suas prioridades.

Representantes das superintendências da Seades, junto à secretária-adjunta Juliana Vergetti, discutiram o Pacto – assinado em 2007 – e analisaram as prioridades aprovadas em dezembro de 2010 pela Comissão Intergestores Tripartite. Entre elas, o co-financiamento da Proteção Social Básica, que atua através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), e da Proteção Social Especial, exercida pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Os recursos são do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

De acordo com a superintendente de Fortalecimento do Sistema Descentralizado da Seades, Cristina Nolasco, o novo Pacto é mais conceitual que o anterior, de características operacionais. “Nós precisamos de espaço onde possamos socializar nossas experiências como técnicos, e o Pacto nos favorece nesse sentido”, destacou.

Um novo encontro discutirá, na próxima semana, o monitoramento online do co-financiamento e a formação, junto ao secretário Marcelo Palmeira, da comissão que estará à frente do Pacto. Também será estudada a questão da vulnerabilidade de risco, com base nos dados do Índice de Desenvolvimento da Família (IDF).

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg