« Outubro 2018 »

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Conselho do Idoso se reúne para discutir conferência
10/10/2018 - 11h29m

Conselho do Idoso se reúne para discutir conferência

Formato das etapas municipais e estadual foi debatido durante a reunião

André Aguiar

O Conselho Estadual do Idoso (CEI-AL) realizou sua reunião ordinária, nesta quinta-feira (23), para discutir a sua quarta conferência. Os representantes se reuniram na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) para debater o regimento e a metodologia do processo de conferência.

Durante a atividade, a professora da Ufal e representante da associação de gerontologia de Alagoas, Lúcia Moreira, apresentou o formato das conferências e orientou o passo a passo para que os municípios pudessem realizar as suas etapas.

Ela fez uma apresentação dos direitos da pessoa idosa e o papel do conselho na defesa destes direitos. “A conferência é o momento importante de apresentação e aprovação de propostas para a melhoria e execução da política para a pessoa idosa”, salientou Lúcia Moreira.

A etapa estadual acontecerá nos os dias 20 e 21 de outubro, no Centro de Convenções de Maceió. As etapas municipais e regionais ainda não têm data definida. A conferência nacional acontecerá ainda este ano e terá como tema “O Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de Todas as Idades”.

O conselho tem o caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador da política estadual da pessoa idosa. O órgão é veiculado à Seades e tem composição paritária entre o governo e a sociedade civil.