« Agosto 2017 »

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Agosto Seades oferece curso a gestores do Bolsa Família e Cadastro Único
03/08/2017 - 11h38m

Seades oferece curso a gestores do Bolsa Família e Cadastro Único

Capacitação em Maceió e Arapiraca vai preparar 120 técnicos do Sertão, Baixo São Francisco, Agreste e Região Metropolitana

Seades oferece curso a gestores do Bolsa Família e Cadastro Único

Orientações vão auxiliar os gestores do CadÚnico e do Bolsa Família na prestação de serviço aos beneficiários de programas sociais (Foto: Renata Bello)

Auxiliar gestões municipais de forma simples e direta na operacionalização dos sistemas informatizados que dão suporte a programas sociais. É com esse intuito que  a Secretaria de Estado da Assistência  e Desenvolvimento Social (Seades) iniciou, nesta terça-feira (1), o Curso de Gestão do Programa Bolsa Família e Cadastro Único em Arapiraca.

Segundo a coordenadora do Programa Bolsa Família em Alagoas, Maria José Cardoso, o curso acontecerá de forma descentralizada, em Maceió e Arapiraca, e capacitará 120 profissionais de municípios do Alto e Médio Sertão, Baixo São Francisco, Agreste e Região Metropolitana.

“A descentralização ocorre para que possamos atingir um maior número de participantes. Em Maceió, o curso acontecerá na segunda semana de agosto e será destinado a gestores da Região Metropolitana. Em Arapiraca, ele está sendo voltado aos municípios do Agreste e Sertão”, explicou.

Com duração de três dias, as aulas abordarão temas importantes para o aprimoramento da gestão dos programas sociais, como a fiscalização do recebimento indevido dos benefícios do programa Bolsa Família, gestão de pagamentos, acompanhamento familiar e as condicionalidades do programa.

“A proposta com esse curso é garantir que todos recebam as mesmas orientações quanto aos processos que envolvem a gestão do Bolsa Família e Cadastro Único, utilizando de técnicas didáticas que integram recursos audiovisuais, material impresso com toda a legislação do programa e trabalhos em grupos, para que os técnicos municipais sejam capazes de realizar seu trabalho com segurança e qualidade por meio de conhecimentos adquiridos em sala de aula”, disse a coordenadora.

“O CadÚnico é uma importante ferramenta para o planejamento das politicas públicas e inclusão das famílias em diversos programas e benefícios sociais, portanto as capacitações periódicas são fundamentais para simplificar o acesso de quem tem direito a esses benefícios”, disse a secretária executiva da Seades, Morgana Tavares.

Os certificados somente serão entregues aos participantes que atingirem a frequência de 100% do curso, com, no mínimo, 60% de aproveitamento na avaliação final.