« Janeiro 2018 »
Janeiro

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Dezembro Alagoas recebe equipamentos para fortalecer assistência à pessoa idosa
29/12/2017 - 23h15m

Alagoas recebe equipamentos para fortalecer assistência à pessoa idosa

Adquirido com recurso do Fundo Nacional da Pessoa Idosa, kit ficará à disposição do Conselho Estadual do Idoso

Alagoas recebe equipamentos para fortalecer assistência à pessoa idosa

O veículo zero km tipo Station Wagon/SW está entre os itens doados ao Conselho para ajudar na promoção das políticas de assistência ao idoso no Estado

O Conselho Estadual do Idoso foi contemplado com um kit de equipagem nessa segunda-feira (18), que irá auxiliar a instituição na formulação de ações locais de garantia dos direitos do segmento, bem como na fiscalização, avaliação e implementação da Política Nacional do Idoso (PNI) e do Estatuto do Idoso no Estado.

O kit, entregue a vários conselhos em todo o o Brasil, conta com um veículo automotivo zero km tipo Station Wagon/SW, três mesas/estações de trabalho com três cadeiras, duas longarinas executivas com três lugares, uma mesa de reunião com seis cadeiras, um bebedouro elétrico com garrafão de água, uma TV led de 50”, para apresentações e videoconferências, um armário alto para escritório, uma copiadora multifuncional e três computadores com webcams.

A secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDI), do Ministério dos Direitos Humanos, Socorro Morais ressaltou que, em todo o país, existem 32 milhões de idosos, dos quais, 58% são mulheres. Diante disto é preciso que municípios, estados e a União empoderem os conselhos municipais para que possam executar um trabalho de melhor qualidade.

“Precisamos olhar com carinho para estes mais de 30 milhões de idosos do nosso país. A população desta faixa etária cresceu muito nos últimos 25 anos. A política para esse público precisa, cada vez mais de apoio, em uma sociedade ainda muito desigual.

Os equipamentos, adquiridos com recursos do Fundo Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, foram entregues à presidente do Conselho Estadual, Lúcia Moreira, que destacou a necessidade da criar conselhos municipais voltados a pessoa idosa. Em Alagoas, apenas 26 municípios contam com o equipamento.

“Precisamos aumentar o número de conselhos, assim poderemos estimular a organização de idosos e sua efetiva participação social, visando sua integração e o exercício da cidadania, bem como fortalecer o Papel do Conselho Municipal enquanto órgão interlocutor entre a sociedade e o poder público, disse Lúcia Moreira.

Para dar condições de o trabalho ser executado da melhor forma possível, o secretário Fernando Pereira informou que a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) irá fornecer um motorista e uma cota mensal de combustível.

“Queremos dar autonomia para que o Conselho possa executar suas ações. Um carro, sem combustível de nada adiantaria, por isso estamos fornecendo não só o combustível, mas, também, um motorista. Assim, esse equipamento poderá percorrer os 102 municípios alagoanos, trabalhando por aqueles que muitas vezes são esquecidos pela sociedade”, garantiu o secretário.