Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

« Julho 2017 »
Julho
SeTeQuQuSeSaDo
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

diarioOficial (1).jpg

facebook-icon.png    twitter-icon.png

YouTube_Play.png    flickr.png

 
» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Julho Sistema Único de Assistência Social será tema de conferência estadual
13/07/2017 - 19h10m

Sistema Único de Assistência Social será tema de conferência estadual

Encontro acontece em setembro, com o tema ‘Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social’

Sistema Único de Assistência Social será tema de conferência estadual

Comissão tem se reunido para alinhar os detalhes da XI Conferencia Estadual de Assistência Social (Foto: Renata Bello).

Texto de Renata Bello

Avaliar as políticas públicas de assistência social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social. Esses são os objetivos da XI Conferência Estadual de Assistência Social de Alagoas, que acontecerá nos dias 26  e 27 de setembro. O evento será realizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas (Ceas/AL) em conjunto com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

Desde o mês de abril a Seades vem realizando conferências municipais no intuito de preparar os trabalhadores do Suas para a etapa estadual. Na avaliação da superintendente de assistência social, Elis Correia, é uma oportunidade de garantir a participação de todos os atores envolvidos na Política Nacional de Assistência Social,  dando voz e voto aos delegados eleitos pelos municípios. 

“Já realizamos mais da metade das conferências, até o fim de julho teremos concluído 100% dos municípios alagoanos. Essas ações são oportunidades para cada município avaliar a política de assistência social que está sendo executada em seu território e eleger os delegados que irá representá-los em setembro”, disse. 

Entre os temas que serão abordados na conferência estadual estão o Pacto de Aprimoramento da Gestão Estadual do Suas em Alagoas e o Diagnóstico do II Plano Decenal de Assistência Social, a Garantia de Direitos no Fortalecimento do Suas, o Acesso às Seguranças Socioassistenciais e a Articulação entre Serviços, Benefícios e Transferência de Renda como Garantias de Direitos Socioassistenciais. 

O secretário titular da Seades e conselheiro titular do Ceas /AL, Fernando Pereira, enfatiza a importância da conferência para a garantia de políticas que atendam às necessidades do cidadão em diversas áreas sociais. 

“Não basta implementar a política, é necessário fazer com que o processo seja contínuo e renovável em todos os municípios. Para isso, precisamos contar com a colaboração de todos, propondo, discutindo, criticando. Enfim, fazendo da conferência estadual um momento democrático e de promoção da cidadania.”

O encontro faz parte de uma série de ações rumo a conferência nacional, que este ano terá como tema “Garantia de direitos no Fortalecimento do Suas" e ocorrerá em Brasília nos dias 5 a 8 de dezembro. 

“É fundamental que este debate seja enriquecido por todos desta Política, de forma que a XI Conferência seja a mais completa e abrangente possível, constituindo-se em espaço privilegiado na deliberação de ações que garantam o direito de cada cidadão e a responsabilidade do Estado na oferta de serviços que atendam as necessidades da população em situação de risco e vulnerabilidade social”, completou.

Ações do documento