« Junho 2017 »

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Junho Nova gestão Estadual do Conselho do Idoso é empossada
08/06/2017 - 18h50m

Nova gestão Estadual do Conselho do Idoso é empossada

Solenidade de posse para o biênio 2017-2019 ocorreu na Secretaria do Estado de Assistência e Desenvolvimento Social

Nova gestão Estadual do Conselho do Idoso é empossada

Novos membros do conselho do segmento assumem o mandato para o biênio 2017-2019 (Foto: Renata Belo).

No intuito de estimular os idosos a participarem da formulação da Política Estadual do Idoso, foi empossado nesta quinta-feira (8), os novos membros do Conselho para o biênio 2017-2019. A solenidade de posse ocorreu no gabinete da Secretaria do Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e contou com representantes de entidades ligadas a causa, entre sociedade civil e órgãos estaduais.

Durante a solenidade, foi pontuado pela titular do Conselho Regional de Serviço Social, Marta Ferreira, os desafios que os idosos enfrentam na sociedade moderna e a importância dos gestores públicos se sensibilizarem quanto a responsabilidade no atendimento das demandas desse seguimento.

“O idoso é alguém que já passou por todas as políticas públicas do Estado e precisa continuar sendo amparado. É preciso que se somem forças com as políticas setoriais de saúde, educação assistência social, acessibilidade,  trabalho e tantas outras, para que se torne possível fazer mais pelos idosos do que já foi feito nesses 13 anos de existência do Conselho Estadual”, disse.

“Ao longo desses anos tivemos muitos altos e baixos, principalmente em relação a nossa estrutura de trabalho, sempre muito precária, muitas vezes nos impedindo de realizarmos ações necessárias. Formamos um órgão independente mas ainda assim necessitamos trabalhar conjuntamente com  o gestor”, completou.

O secretário Fernando Pereira, ressaltou o compromisso da gestão em estruturar o Conselho Estadual, colocando a pasta a disposição para que as melhorias necessárias sejam implantadas ainda no início dessa nova gestão.

“A partir desse momento vamos trabalhar juntos para concretizar as necessidades do Conselho. Já conseguimos avançar em alguns aspectos, disponibilizamos mais uma sala dentro da nossa secretaria e vamos ainda equipá-la, dentro das nossas condições, para que os conselheiros tenham mais estrutura de trabalho. “, disse Pereira.

A necessidade de fortalecer os conselhos municipais também foi lembrado por Pereira. Atualmente o Estado conta apenas com 26 conselhos municipais.

“Tenho buscado, junto ao Governador do Estado, Renan Filho, recursos para ampliar a politica social do idoso. Reafirmando assim que a dignidade do idoso deve ser responsabilidade de todos: família, sociedade e poder público”, completou.

Também estiveram presentes na posse os representantes das Secretarias da Saúde (Sesau), do Trabalho e Emprego (Sete), da Mulher e Direitos Humanos (Semudh), Segurança Pública (SSP), da Educação (Seduc).Fizeram-se presente também os representantes do Serviço Social do Comércio, Associação Alagoana de Assistência ao Hipertenso, Associação Nacional de Gerontologia, Associação Brasileira de Alzheimer, Conselho Regional de Serviço Social e Sindicato de Assistentes Sociais do Estado de Alagoas