Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

« Julho 2017 »
Julho
SeTeQuQuSeSaDo
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

diarioOficial (1).jpg

facebook-icon.png    twitter-icon.png

YouTube_Play.png    flickr.png

 
» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Maio Seades e Ufal definem cronograma de aulas do CapacitaSuas
09/05/2017 - 17h56m

Seades e Ufal definem cronograma de aulas do CapacitaSuas

Pré-inscrições já podem ser realizadas; primeiro curso deve iniciar no dia 3 de julho, no polo de Maceió

Seades e Ufal definem cronograma de aulas do CapacitaSuas

Com o intuito de dar celeridade à implantação do CapasitaSuas em Alagoas, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), por meio da Superintendência de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), se reuniu na segunda-feira (8) com a coordenação do programa de capacitação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), para definir o calendário acadêmico dos cursos que serão ofertados para aos  profissionais da Assistência Social no Estado.

De acordo com o cronograma estabelecido entre os órgãos, o primeiro curso ofertado deve ocorrer no pólo de Maceió, localizado no Campus A. C Simões, na Ufal, no dia 3 de julho. Nas semanas seguintes as aulas devem iniciar em Arapiraca e Delmiro Gouveia, respectivamente. Ao fim de cada curso serão entregues certificados de participação aos alunos.

O superintendente da Sagi, Rodrigo Araújo, explica que a primeira edição do CapacitaSuas em Alagoas é destinada a profissionais  de nível superior e  médio e devido à limitação de vagas, ficará a cargo do gestor de cada município e conselho para definir qual profissional deve realizar a capacitação.

“As pré-inscrições realizadas no site irão formar o nosso banco de dados. A partir dessas informações é que serão feitas as convocações para realização da matrícula, que deve ocorrer entre os dias 12 e 26 de junho. Caso o inscrito não confirme a matrícula, serão convocados aqueles que aguardam na lista de espera", completa.

Os interessados em concorrer a uma das vagas devem acessar o endereço  eletrônico http://capacitasuas.seades.al.gov.br. Através do portal os servidores poderão consultar informações pertinentes ao CapacitaSuas, como a ementa de cada curso, o número de vagas por pólo, o cronograma de atividades e posteriormente o resultado da pré-inscrição. 

Ao todo, serão três pólos de capacitação, distribuídos estrategicamente pelo Estado para formar 2.778 servidores divididos em 24 turmas e oito cursos.  As aulas serão presenciais, com carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, lembra da luta do Estado para trazer o CapacitaSuas aos servidores alagoanos. “Conseguir desenvolver esse programa, que é nacionalmente reconhecido, foi uma prioridade da Seades junto ao Governo do Estado, que compreendeu as necessidades de desenvolver habilidades dos trabalhadores que prestam serviço socioassistenciais aos 102 municípios”, explica o secretário.

Os oito cursos ofertados serão: Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do Suas; Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do Suas e Estratégias de Enfrentamento à Pobreza, Gestão Orçamentária e Financeira do Suas, Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas, Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas,  Atualização sobre Especificidades e Interfaces da Proteção Social Básica no Suas, Atualização  Sobre a Organização e Ofertas dos Serviços da Proteção Social Especial  e Atualização de Planos de Assistência Social.

CapacitaSuas

A escolha da Universidade para a implantação do programa em Alagoas se deu por meio de pregão eletrônico, realizado em dezembro de 2016, na Agência de Modernização de Serviços de Alagoas (Amgesp). 

O CapacitaSuas é um programa do Governo Federal, instituído por meio da Resolução n.º 8/2012 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), e abrange ações de capacitação e formação, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do Suas, que devem impactar na carreira do trabalhador, além de potencializar e dar visibilidade a novas práticas profissionais.

 

Ações do documento