« Novembro 2017 »

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Outubro Gestores devem preencher o Censo Suas 2017
02/10/2017 - 13h14m

Gestores devem preencher o Censo Suas 2017

O período de envio é escalonado, de acordo com a unidade de serviço

Gestores devem preencher o Censo Suas 2017

Os questionários do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) referentes ao ano de 2017 devem ser preenchidos por gestores, coordenadores e conselheiros municipais até o dia 1° de dezembro.  Realizado anualmente, o preenchimento eletrônico tem como objetivo monitorar as atividades, serviços prestados e o perfil dos trabalhadores da assistência social em todo o território nacional.

O Censo Suas é um dos principais instrumentos de Vigilância Socioassistencial, pois fornece dados e informações que possibilitam conhecer melhor a estrutura de funcionamento do SUAS e a oferta da rede socioassistencial em âmbito nacional

O período de envio é escalonado, de acordo com a unidade de serviço. As primeiras unidades são os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Convivência, que devem submeter o questionário até o dia 10 de novembro.

calendário

“Os responsáveis pelo preenchimento devem prestar atenção nos prazos,o  não preenchimento do Censo SUAS produz sanções administrativas aos municípios, que podem levar ao bloqueio de recursos”, afirmou o secretário Fernando Pereira.

As unidades que devem preencher o Censo Suas 2017 são: Gestão Municipal, Gestão Estadual, Centro de Referencia de Assistência Social (Cras), Centro Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, Centros de Convivência, Centro Dia de Referência, Conselhos municipais e estaduais e Unidades executoras do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.

Para preencher o Censo, os gestores devem acessar o sistema no endereço: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas e utilizar login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas (os mesmos do CadSuas).

Em caso de dúvidas, o responsável pelo preenchimento poderá entrar em contato com o MDS por meio do chat, telefone 0800-707-2003 ou e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br