Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

« Novembro 2017 »
Novembro
SeTeQuQuSeSaDo
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

diarioOficial (1).jpg

facebook-icon.png    twitter-icon.png

YouTube_Play.png    flickr.png

 
» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Outubro Seades recebe treinamento para implantação do 5S
04/10/2017 - 10h01m

Seades recebe treinamento para implantação do 5S

Pasta da assistência social está investindo em organização, infraestrutura e melhor aproveitamento dos seus espaços

Seades recebe treinamento para implantação do 5S

Texto de Renata Bello

Criar uma cultura de organização e disciplina, identificar e gerar oportunidades de melhorias no serviço público. Foram com essas diretrizes que, nesta terça-feira (3), os servidores da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), receberam treinamento para implantação do programa 5S.

Também conhecido como um conjunto de cinco conceitos simples, que, ao serem praticados, são capazes de modificar o ambiente de trabalho e a maneira de conduzir as atividades do cotidiano, ou seja, proporcionar a melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional, o 5S vem ganhando cada vez mais notoriedade no serviço público e privado.

“O 5s é algo que deve ser aplicado não somente no ambiente de trabalho, mas também na vida pessoal. Utilizando a filosofia 5S e aplicando os seus princípios práticos obtém-se uma melhor definição do espaço, um ambiente mais ordenado, uma redução significativa do tempo de execução da atividade e um acesso mais fácil aos materiais e equipamentos”, disse o responsável pela empresa de consultoria, Bartolomeu Junior.

O programa se baseia em cinco eixos principais, que quando executados de maneira sistemática por toda a organização, é capaz de simplificar o ambiente de trabalho, a redução do desperdício, a eliminação de atividades que não acrescentam valor, o aumento da segurança e a obtenção de um maior nível de eficiência da qualidade.  

A assessora Executiva da Superintendência de Assistência Social, Viviany Montes, que participou da capacitação, acredita que, quando implantado totalmente na secretaria, o 5S irá impulsionar o trabalho em equipe e melhorar as condições de trabalho.

“O 5s é um desafio que a Seades está disposta a enfrentar. A implantação do programa é apenas o passo inicial para outras estratégias que visem a qualidade dos serviços ofertados pela secretaria”, disse.

A metodologia do 5S é baseado em cinco palavras japonesas, Seiri,Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, cada palavra está ligada a uma nomenclatura, que em português significam “sensos”. São eles: Senso de Utilização,  que consiste em separar o que é útil do que não é; Senso de Organização, que define um lugar para cada coisa. Cada coisa no seu lugar; Senso de Limpeza, limpar e evitar sujar; Sendo de Saúde, padronizar práticas saudáveis e Senso de Autodisciplina, Criar a vontade de fazer as coisas como se supõe que devam ser feitas.

Ações do documento