Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

« Novembro 2017 »
Novembro
SeTeQuQuSeSaDo
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

diarioOficial (1).jpg

facebook-icon.png    twitter-icon.png

YouTube_Play.png    flickr.png

 
» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Setembro Equipe técnica da SEIDH conhece ações do CapacitaSUAS em Arapiraca
29/09/2017 - 10h45m

Equipe técnica da SEIDH conhece ações do CapacitaSUAS em Arapiraca

Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS) visa garantir a oferta de formação e capacitação continuada e permanente para todos os profissionais envolvidos na rede socioassistencial do SUAS.

Equipe técnica da SEIDH conhece ações do CapacitaSUAS em Arapiraca

Texto Ascom Seidh

O secretário de Estado da Inclusão Social, Zezinho Sobral, esteve nesta sexta-feira, 22, no município de Arapiraca (AL) em uma visita técnica para verificar in loco os trabalhos do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS) no Campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Sergipe já realizou a primeira turma do Programa e está articulando o início da segunda. 

Acompanhado pela equipe técnica da Seidh e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas, o gestor sergipano conheceu o processo licitatório, as exigências técnicas para a contratação da instituição de ensino superior, o conteúdo que vai ser ofertado pelo estado alagoano, ações de logística e outros encaminhamentos.

“Foi uma visita muito interessante porque pudemos verificar todos os aspectos da experiência na implementação desse curso pela UFAL. Conversamos com os técnicos que estão sendo capacitados, observamos questões práticas e objetivas como estratégias de ações, distanciamento, formação de pólos para atender as regiões, montagem da carga horária e a forma de dar celeridade na contratação e no processo seletivo”, apontou Zezinho Sobral.

Segundo o secretário sergipano, a troca de experiências foi muito importante. “Ficamos felizes com o que vimos e esperamos que, de forma mais célere, possamos implementar a segunda fase de codificação do CapacitaSUAS em Sergipe”, destacou.

A equipe de Sergipe foi recepcionada por Rodrigo Araujo, superintendente de Avaliação, Gestão e Informação da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas. “Foi um interessante intercâmbio de informações sobre como implementamos e executamos o CapacitaSUAS. Sergipe e Alagoas são estados com características muito parecidas e com objetivos de grandes resultados para o Programa”,  afirmou.

Para a professora Maria Margarida Santos, coordenadora do curso do CapacitaSUAS na UFAL, a experiência de vivenciar o Programa em Alagoas tem superado as expectativas. “Sentimos que municípios estão agindo positivamente e os cursistas falaram para o secretário Zezinho Sobral da importância desse movimento porque não havia nenhuma iniciativa nos atuais moldes. A relação com o Estado é fundamental. O segredo para o êxito do CapacitaSUAS é o perfeito entendimento entre a Secretaria e a universidade ou instituição executora”, garantiu. 

Oferta e Capacitação
Para a execução das ações de capacitação e formação, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) instituiu e coordena uma Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do SUAS (RENEP/SUAS), composta por instituições de ensino, públicas e privadas, Escolas de Governo e Institutos Federais de Educação, Ciência. O processo é realizado através de uma Chamada Pública.

Diante disso, o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS) visa garantir a oferta de formação e capacitação continuada e permanente para todos os profissionais envolvidos na rede socioassistencial do SUAS. O foco é a implementação das ações dos Planos de Educação Permanente, aprimorando a gestão do SUAS nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios. O CapacitaSUAS tem na sua essência impactar positivamente a carreira do trabalhador do SUAS, potencializando-o para suas atividades futuras. 

 

Ações do documento