« Abril 2019 »

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Abril Novo secretário planeja conjunto de ações para a Assistência e Desenvolvimento Social
02/04/2019 - 10h21m

Empossado pelo governador Renan Filho nesta segunda-feira (1º), João Lessa anunciou a criação de uma força-tarefa para elaborar programas

João Lessa toma posse nesta segunda-feira (01), no comando da SEADES com foco na formação de um conjunto de programas para a pasta.

Texto de Severino Carvalho

O governador Renan Filho empossou, no início da tarde desta segunda-feira (1º), o novo secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, João Emanuel Barros Lessa Neto. A solenidade foi realizada no Auditório Aqualtune do Palácio República dos Palmares e reuniu prefeitos, lideranças comunitárias, deputados estaduais e federais, dentre outras autoridades.

Renan Filho afirmou que o novo secretário chega para fortalecer qualitativamente a equipe de Governo, exaltando o currículo de João Lessa, formado em Direito e ex-secretário municipal de Infraestrutura de Palmeira dos Índios. “É uma pessoa capaz, competente, bem relacionada e que vai, sem dúvidas, auxiliar o Governo do Estado a prestar um bom trabalho na Assistência e Desenvolvimento Social”, destacou Renan Filho.

O governador pontuou que a meta da pasta é seguir auxiliando os municípios com os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas); dar prosseguimento ao Programa de Complementação Alimentar para Gestantes e Nutrizes em Situação de Vulnerabilidade Social e avançar com a construção dos complexos nutricionais (Casas de Sopa) e restaurantes populares.

“Vamos potencializar os serviços do Restaurante Popular. Já temos um no Benedito Bentes e estamos querendo fazer outro na parte baixa de Maceió, aqui no Trapichão, para dar uso social ao Estádio Rei Pelé; bem como no interior do Estado”, revelou Renan Filho.

O novo secretário informou que será criada uma força-tarefa na Assistência Social para, nos próximos 30 dias, fazer um diagnóstico preciso da pasta e apresentar um conjunto de programas e ações para o setor.

“Tenho a consciência de quão é desafiadora a responsabilidade que estou assumindo neste momento, não só pela dimensão, mas pelo compromisso com a população que mais necessita da presença do Estado para diminuir a desigualdade e promover o desenvolvimento social. Posso garantir que estabeleceremos metas factíveis, que serão passíveis de resultados reais na vida dos alagoanos com orçamento adequado e liderando uma equipe de trabalho altamente qualificada e comprometida”, garantiu João Lessa.

Os deputados federais Marx Beltrão e Tereza Nelma prestigiaram a posse do novo secretário. “Através do meu trabalho – e a Tereza (Nelma) vai me ajudar também – vou colocar recursos federais na Assistência Social. Vamos avançar, junto com os prefeitos alagoanos, na construção das Casas de Sopa, que são muito importantes do ponto de vista nutricional; e vamos avançar com os restaurantes populares, levando-os para o interior de Alagoas”, enfatizou Marx Beltrão.