Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Agosto Seades busca apoio da ALE da Lei do Suas
07/08/2019 - 17h10m

Seades busca apoio da ALE da Lei do Suas

Projeto foi apresentado ao Deputado Yvan Beltrão durante reunião na secretaria

Seades busca apoio da ALE da Lei do Suas

Foto por Luiz Luan

Por Fabíola Aguiar

 

Remetido à votação na Assembléia Legislativa e publicado no DOEAL de sexta-feira (2), o processo da Lei do Sistema Único de Assistência Social (Suas), representa uma conquista da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – Seades.

Tanto que, o secretário João Lessa, tem abraçado essa luta dos servidores  e buscado apoio na aprovação do projeto junto a bancada estadual na ALE. Nesta quarta-feira (7), o deputado Yvan Beltrão foi convidado para participar de uma reunião na Seades onde o projeto do Suas foi apresentado ao parlamentar.

“Nossa idéia é chamar atenção da ALE e pra abrangência e necessidade de priorizar este projeto que há vários anos espera por continuidade. E a Seades se sente responsável por isso, já que tudo partiu daqui, do nosso esforço", afirmou confiante o secretário.

 

O Suas

O Suas foi criado em 2005 e sancionado em 2011. Sendo coordenado hoje, pela Secretaria Nacional de Assistência Social. A gestão dos serviços é feita de forma descentralizada, por municípios, Estados e Distrito Federal, para garantir o direito à assistência social e proteção às famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social. Estão inseridos nesta área os Cras (Centros de Referência de Assistência Social), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que juntos somam 8.240 unidades em todo o país.

Sendo na região Sudeste a maior concentração (34,5%), seguida pelo Nordeste (32,1%), região Sul (18,4%), das unidades e regiões Norte e Centro-Oeste empatam com 7,5%. Outras frentes importantes inseridas no Suas são o BPC – Benefício de Prestação Continuada, que atualmente concentra mais de 4,6 milhões de beneficiários, entre idosos e pessoas com deficiência de baixa renda assistidos, além de mais de 840 mil crianças e jovens do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. A fiscalização é de responsabilidade dos conselhos de assistência social, integrados por representantes dos governos e sociedade civil.

Para o Deputado Yvan Beltrão, a aprovação do projeto da Lei do Suas é certa. “Acredito que os demais parlamentares entenderão muito bem a importância desse projeto para os 102 municípios e não tenho dúvidas de que será aprovado. Hoje participei dessa reunião, junto com o secretário João Lessa, a secretária Executiva de Gestão interna Jully Beltrão e os servidores. E entendi seu funcionamento e necessidade na área de assistência social. Vamos torcer, e trabalhar duro, vai dar tudo certo”, reforçou o Deputado.

Ações do documento