» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Dezembro Secretaria de Assistência Social fecha com chave de ouro o projeto “Seades + Perto de Você"
11/12/2019 - 08h29m

Foram prestados mais de 15 mil atendimentos aos 102 municípios alagoanos

Por Fabíola Aguiar

Quando o secretário João Lessa idealizou o projeto “Seades + Perto de Você” em julho de 2019, talvez nem imaginasse o sucesso que fosse alcançar. Isso por que inicialmente, o objetivo era apenas o de levar os serviços das superintendências da Seades para as 9 regiões do Estado (Alto e Médio sertão, Tabuleiros do Sul, Agreste, Litoral Norte, região Metropolitana, Planalto da Borborema, região Serrana dos Quilombos e Baixo São Francisco). No entanto, o projeto foi além.

Aproximou prefeituras, gestores, secretários e técnicos da assistência social, que puderam por meio de grandes circuitos tira-dúvidas oferecidos pela SAS, SAGI, SUPPOFC, SUPSAN e Programa Criança Feliz, receber orientações, resolver pendências e receber os quase R$ 6 milhões referentes a cofinanciamentos de CRAS e CREAS. Recursos que os municípios, em vários casos, não recebiam desde 2016, mas que puderam ser disponibilizados durante a realização das ações.

Segundo Larissa Almeida, técnica do CRAS na cidade de Estrela de Alagoas e participante do evento, esse formato de aproximar, de informar precisa permanecer em 2020. “Ações assim, são muito importantes por que diminuem os custos de enviar os profissionais para Maceió. E acaba se tornando ainda mais eficaz. Por que alguns municípios até desistem de ir, por não terem recursos. Eu gostei muito”. Afirmou a técnica.

E a Larissa pode ficar tranquila. O projeto “Seades +Perto de Você” não só deve permanecer no planejamento de 2020, como foi destacado pelo governador Renan filho, como exemplo a ser seguido pelas outras secretarias do estado, que deverão desenvolver ações regionalizadas, inspiradas no “Seades + Perto de Você”.

Para Analice Paurílio, superintendente de Assistência Social, ter participado do projeto foi renovador enquanto profissional. “Conseguimos motivar os técnicos e fortalecê-los por meio das capacitações. Trocando experiências, tentando encontrar meios pra que as dificuldades existentes sejam sanadas. E nós precisamos dar continuidade ao que começamos este ano. Dessa maneira, estaremos mais próximos dos municípios”, reforçou Analice.

E o que não faltou durante as ações foi troca de experiências. Não só por meio das capacitações, mas também das apresentações feitas pelos CRAS dos municípios visitados. Um fator que, segundo Pauline Ferreira, orientadora social do CRAS do município de Cacimbinhas, é essencial para o desenvolvimento psicossocial dos inscritos nas atividades oferecidas. “A gente aqui oferece aulas de artesanato, dança, projetos que fortalecem a coordenação motora e o convívio com outras pessoas, a maioria idosa. E a realização de um projeto desse, serve pra gente mostrar aos municípios o trabalho que vem sendo feito nos CRAS bem como a nossa dedicação. E a vontade deles de participar e de estarem aqui é algo incrível. Você comprova pela alegria das apresentações”, afirmou a orientadora.

Em 6 meses de projeto, foram realizados mais de 15 mil atendimentos a técnicos e gestores dos 102 municípios. Muitos deles sequer, conheciam quais eram as superintendências da Seades ou mesmo quem estava responsável por cada setor. E o circuito tira dúvidas foi uma estratégia bastante elogiada pelos participantes.

Vale ressaltar as duas grandes parcerias firmadas para o “Seades +Perto de Você”: o INSS Digital e Equatorial Energia Alagoas. Ambos realizaram atualização de cadastros e repassaram informações importantes sobre seus respectivos assuntos (Benefícios de Prestação Continuada - BPC e Tarifa Social).

A Gerente de governança e transparência da secretaria e coordenadora geral do “Seades + Perto de Você", Daniela Gazzaneo destacou a importância da mobilização da equipe para o sucesso da ação. Segundo ela, por conta disso muitas dificuldades foram superadas. “Foi um grande desafio pra nós. Escolhemos sediar a ação em municípios que nunca receberam esse tipo de atividades. Que tinham pouca infraestrutura. E a participação e dedicação da equipe técnica foi essencial para superar os obstáculos e oferecer o nosso melhor por onde passamos. Termos uma média de atendimento de 150/180 pessoas por ação. Só mostra que a presença da Seades nesses municípios era mais que aguardada. E hoje, ao final de tudo, tenho a certeza de que cumprimos muito bem a nossa missão de levar informação e conhecimento a todos os envolvidos com a assistência social.” Destacou a coordenadora.

E quem realmente sai fortalecido desse projeto, é o secretario João Lessa, que pode comprovar in loco, a potencialidade e a importância da sua equipe. Que não mediu esforços para a realização de cada uma das 9 visitas aos municípios. “Pra mim, enquanto gestor e responsável  pela Seades, foi extremamente gratificante ouvir dos gestores e dos técnicos do SUAS,  que o “Seades +Perto de Você” precisa e deve acontecer sempre. Pra que a secretaria esteja ainda mais próxima deles, orientando e capacitando de maneira mais direta. E podem ter certeza de que em 2020, estaremos sim", afirmou entusiasmado o secretário da pasta.