» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Julho Seades + Perto de Você leva informações a gestores e técnicos no sertão alagoano
26/07/2019 - 23h35m

Ações de regionalização foram iniciadas nessa quinta-feira (25) em Mata Grande

Foto: Luiz Luan

Nem mesmo o frio registrado no dia 25 de julho em Mata Grande, Alto Sertão de Alagoas, diminuiu o sucesso de público da primeira edição do “SEADES + Perto de Você”, que aconteceu na Creche Diva Malta. A iniciativa do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, João Lessa,  até o dia do evento, 87 gestores e técnicos da área de assistência haviam feito suas inscrições para participar do circuito “Tira-Dúvidas”, oferecido pelas superintendências da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seades): Superintendência de Assistência Social (SAS), Segurança Alimentar e Nutricional (SUPSAN), Superintendência de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), Superintendência de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade (SUPPOFC), além do programa Criança Feliz.

Mais de 150 gestores e técnicos dos oito municípios convidados para essa primeira ação fizeram questão de comparecer, como os de Água Branca, Canapi,  Delmiro Gouveia, Inhapi, Olho D`Água do Casado, Pariconha e Piranhas. Além dos profissionais de Mata Grande, anfitriã do evento.

Segundo Sarabelle Araújo, secretária de Assistência Social de Mata Grande, foi um momento único de aproximação de gestores e técnicos da área. “Ficamos muito felizes de termos sido escolhidos pra esta primeira ação. Com certeza, pelo que foi realizado aqui, os outros também serão um sucesso. E ter os superintendentes da Seades assim tão perto, nos prestando esclarecimentos e tirando dúvidas, mostra o quanto somos importantes dentro do trabalho da assistência social”, afirmou a secretária.

A Seades enviou 37 colaboradores de Maceió para a execução dos serviços em Mata Grande. Oito Salas da creche foram disponibilizadas para as atividades e equipadas com computadores, projetores e outros materiais para o  trabalho no período do evento.

Durante a solenidade que marcou o início da ação “SEADES +Perto de Você”, o secretário João Lessa destacou a importância da interação mais direta entre as superintedências e os técnicos.  “O público superou minhas expectativas. O que só reforça a importância do nosso trabalho junto aos municípios, que são os agentes multiplicadores do que é feito pela Seades. Nosso circuito tira dúvidas teve salas lotadas e se estendeu pela tarde, assim como as atividades voltadas para as mães do programa Criança Feliz, que participaram de oficinas de brinquedos e de alimentação saudável”, destacou o secretário.

Margarida Canuto da Silva, 29 anos, desempregada, mãe de 2 filhos pequenos, um de 6 anos, e outra de 10 meses, participou das oficinas e para ela, que recebe cerca de R$ 171,00 mensais do Bolsa família pela Secretaria de Assistência Social de Mata Grande, é sempre bom aprender algo novo, que ajude a administrar as despesas de casa. “A gente ganha pouco, e quando consegue ter mais informação sobre o que é melhor comprar para nossos filhos, pra eles terem saúde, é bom, né?", afirmou a beneficiária.

Ainda durante a ação em Mata Grande, a Seades entregou dois cheques simbólicos referentes ao cofinanciamento para os CRAS e CREAS dos municípios de Piranhas, Delmiro Gouveia e Pariconha. O dinheiro já foi disponibilizado na conta das respectivas prefeituras no mesmo dia.