» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Junho Seades fecha convênio junto a FAPEAL para bolsistas que farão parte do Programa Criança Feliz
07/06/2019 - 10h54m

Nove bolsistas vão atuar na capital e interior dentro do projeto Criança Feliz

Por Virna Pereira

Por Fabíola Aguiar

O Programa Criança Feliz, lançado por meio do Decreto nº 8.869, de 05/10/2016, tem caráter intersetorial, e foi criado para promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Visa implementar ações no campo das políticas públicas para o apoio às famílias no exercício das funções de proteção, cuidado e educação das crianças na primeira infância.

E tendo ações como estas entre suas prioridades, a Secretaria do Desenvolvimento Social (Seades), numa ação pioneira, vai firmar um convênio com a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) para oferecer a nove pesquisadores bolsistas da Instituição, a oportunidade de junto com a Secretaria, ajudar no andamento dessas ações do Criança feliz, que passarão a transferir conhecimento durante a capacitação de supervisores e visitadores municipais na metodologia “Care for Child Development (CDC)” de visitas domiciliares, cedida ao Brasil pelo UNICEF/OPAS, aos 98 municípios que realizaram adesão ao programa em Alagoas.

O monitoramento acontecerá através de reuniões técnicas in loco a serem realizadas pelos pesquisadores-bolsistas que se responsabilizam pela articulação entre os órgãos públicos estaduais e municipais, terceiro setor e sociedade, além da prestação de assessoria técnica na elaboração de planos regionais voltados à primeira infância e informações à União a fim de possibilitar o seu controle.

Dessa maneira é possível difundir e acompanhar a aplicação da metodologia de Cuidados para o Desenvolvimento da Criança, possibilitando aos municípios Alagoanos a execução de visitas domiciliares, de atenção e apoio à família, o fortalecimento de vínculos e o estímulo ao desenvolvimento infantil.

“Trata-se de uma ação inovadora na política pública intersetorial que a SEADES também passará a atuar contribuindo para a compreensão do contexto familiar,  do estreitamento da relação entre o profissional e a família. Quando esse pesquisador bolsista se deslocar até o domicílio das famílias também possibilitará um reconhecimento do território, identificando potenciais e desafios, bem como demandas que poderão ser trabalhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS em articulação com a rede local”, afirmou João Lessa Secretário do Desenvolvimento Social.

Entre as pesquisadoras bolsistas contratadas por meio do convênio Seades|Fapeal está a Fernanda Soares. Para ela, o trabalho que vai ser desenvolvido no estado garante mais atenção aos municípios. “Vamos nos inteirar e tudo e dessa maneira apoiar as ações que vão passar a ser mais efetivas de hoje em diante”, afirmou Fernanda.

O Programa Criança Feliz é coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, e articula ações das políticas de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

O Público alvo prioritário do Programa Criança Feliz é composto por:

I - Gestantes,  crianças de até 36 (trinta e seis) meses e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família;

II - Crianças de até 72 (setenta e dois) meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada; e

III - crianças de até 72 (setenta e dois) meses afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101, caput, incisos VII e VIII, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.