Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Maio Seades discute com equatorial energia os benefícios da tarifa social
31/05/2019 - 10h48m

Seades discute com equatorial energia os benefícios da tarifa social

Representantes devem discutir situação atual dos beneficiários e ampliação do Programa

Seades discute com equatorial energia os benefícios da tarifa social

Por Fabíola Aguiar

 

Nesta quinta-feira (30) na sede da Equatorial Energia, foi realizada uma reunião entre os representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Seades), e membros da Diretoria da Concessionária discutiram a ampliação do Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Em Alagoas, cerca de 160 mi e 500 famílias são beneficiadas com a Tarifa Social que é um programa do Governo Federal que concede descontos — que variam de 10% a 65% — no valor pago pela energia, dependendo da faixa de consumo. O benefício está previsto na Lei  n.º 12.212, de  20 de janeiro de 2010 e Resolução Aneel 572 de 13 de agosto de 2013. 

No entanto, o número de pessoas poderia ser ainda maior, se o Programa fosse mais divulgado e os dados entre Equatorial e SEADES fossem os mesmos. Durante a reunião, os participantes expuseram suas dificuldades, sugestões e programação de ações para os próximos 60 dias, com o objetivo de sanar as falhas e oferecer a população de baixa renda beneficiária do Programa, a garantia dos seus direitos.

Segundo Maria José Cardoso, Coord. Estadual do Bolsa Família, a reunião foi muito produtiva. “A partir da atualização do cadastro das famílias do Bolsa e do Cadúnico, a gente define o fluxo, a atribuição da SEADES, dos municípios enquanto identificação dessa população e qual é o papel da Equatorial pra o cadastramento dessas pessoas”, afirmou Maria José.

Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal – Cadúnico, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa; ou ter renda mensal de até três salários mínimos; ser portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos elétricos; ter algum componente que receba o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC), são alguns dos critérios para receber o benefício da Tarifa social.

Para o Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, essa parceria é fantástica, por que vai trazer benefícios aos clientes da Concessionária e da população de Alagoas como um todo. “Esse cruzamento de dados vai garantir o direito ao que está previsto em Lei e ao mesmo tempo permitir o desenvolvimento de novas ações e novos cadastros”, destacou o Gerente da Equatorial Energia.

Ações do documento