» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Maio Seades entrega verba do FECOEP para Associação Aroeira
29/05/2019 - 13h09m

Seades entrega verba do FECOEP para Associação Aroeira

A verba deve fomentar a cadeia produtiva na região, além garantir emprego e renda para comunidade local

Seades entrega verba do FECOEP para Associação Aroeira

Por Fabíola Aguiar

Na última segunda feira (27) de maio, representantes da Associação Aroeira, em Piaçabuçu, Litoral Sul de Alagoas, receberam a visita de integrantes da Secretaria de  Desenvolvimento Social (Seades), moradores locais, e diversas autoridades, para a entrega de um cheque no valor de R$ 275 mil reais. O dinheiro vai ser utilizado na compra de equipamentos e melhorias na produção de Pimenta Rosa.

A Associação existe desde 2011 no município de Piaçabuçu e tem agregado valor à pimenta rosa, transformando a atividade extrativista simples e predatória em exemplo de sustentabilidade. Antes do trabalho da Associação, o quilo do produto, era comercializado a R$ 1,50. Mas, atualmente, passa dos R$ 300.

O projeto Aroeira que chama a atenção também para a consciência ambiental, que aliada à tecnologia, tem garantido emprego e renda, além de desenvolvimento para pequenas cidades próximas como Penedo. No estado vizinho Sergipe, a pimenta rosa vem sendo produzida em Santana do São Francisco e Neópolis e nos dois estados, existem cerca de 500 pequenos extrativistas neste segmento.

De acordo com Rita ferreira, presidente da associação, o recurso vai garantir trabalho o ano inteiro, já que a safra da pimenta tem um prazo de apenas 4 meses por ano. E agora, com a compra dos equipamentos, as 95 pessoas que compõem a associação, vão produzir a partir de frutas típicas da região como caju, araçá e cambuí, bolos, doces, compotas, biscoitos entre outras guloseimas.

A Pimenta Rosa pertence a vegetação da Mata Atlântica e é extraída da Aroeira, árvore encontrada também na Região da Foz do Rio São Francisco. Esta especiaria tem conquistado o mundo e os paladares mais apurados.

Segundo Murilo Shlemper, consultor em comércio internacional e responsável por comercializar a pimenta rosa da Aroeira em Portugal, Rússia e na França afirma que, a qualidade do produto alagoano é impar. “Esse é o principal fator levado em consideração pelos países que vão passar a consumir a pimenta roda de Alagoas. Além disso, todo o trabalho social e de sustentabilidade pesam muito na hora de fechar bons negócios no mercado internacional, afirmou o consultor.

Durante a visita e entrega do cheque, o secretário de Desenvolvimento Social João Lessa, reforçou o seu compromisso com o projeto e agendou junto com os representantes da Associação Aroeira a entrega da cozinha ecosustentável para 22 de dezembro. “Dia 17 de dezembro eu faço aniversário e nada melhor do que comemorar aqui junto com vocês, compartilhando do funcionamento dessa cozinha que só vai agregar ainda mais valor aos produtos feito aqui”, afirmou o secretário.

Na ocasião, também estiveram presentes a secretaria Executiva de Gestão interna Jully Beltrão, os Deputados Estadual e Federal Ivan e Marx Beltrão, respectivamente, além do prefeito de Piaçabuçu Djalma Beltrão, secretários e vereadores locais.

O dinheiro disponibilizado pela Seades, foi possível graças ao Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep),  e vai ajudar no sistema de processamento de 800kg por dia de pimenta rosa e na fabricação de bolos e doces artesanais.

Serviço:

Associação Aroeira -  Rodovia Engenheiro Dalmo Santana KM 02, Piaçabuçu - AL