» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Novembro 12ª Conferência Estadual de Assistência Social de Alagoas
12/11/2019 - 17h11m

12ª Conferência Estadual de Assistência Social de Alagoas

O Evento reuniu representantes de 91 municípios de Alagoas

12ª Conferência Estadual de Assistência Social de Alagoas

Por Fabíola Aguiar

Realizada nos dias 11 e 12 de novembro em Maceió, a 12ª Conferencia Estadual de Assistência Social de Alagoas conseguiu reunir cerca de 91 representantes entre eleitos nas Conferências Municipais de Assistência Social, assistentes sociais, conselheiros tutelares, e demais profissionais ligados ao SUAS (Sistema Único de Assistência Social),  em torno do tema “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”.

Durante o evento que aconteceu no Maceió Mar Hotel, foram apresentadas propostas e deliberadas ações e diretrizes de consolidação do SUAS.  Inclusive, esse foi um dos pontos abordados na palestra de abertura, pela ex- ministra Márcia Lopes, que enfatizou a importância da resistência e união de todos os envolvidos no processo de assistência social, a fim de garantir direitos já adquiridos pela constituição de 1988, quando a área de assistência social foi pela vez, incluída nas políticas públicas.

“Precisamos entender que, a partir do momento que ações de saúde,  assistência social e educação  são realizadas juntas, teremos a certeza de que o atendimento à população mais vulnerável será o melhor possível. Nada de queremos fazer nada sozinhos. Precisamos urgentemente, lutar pela manutenção e qualidade nos serviços dos CRAS E CREAS e todos os outros que compõem nossa área.”, enfatizou a ex-ministra, muito aplaudida durante a palestra de abertura na Conferência.

Margareth Alves Dallaruvera, CONSELHEIRA Nacional de Assistência Social, também reforçou a união de outras áreas da sociedade em prol da Assistência social e criticou os cortes e extinção de conselhos pelo Governo Federal. “Não podemos deixar que isso nos abale, precisamos continuar lutando, pra ajudar as pessoas que mais precisam”. Afirmou a Conselheira Nacional”.

O evento também contou com as presenças de representantes da OAB/AL, Coegemas, Universidade Federal, Assembléia Legislativa, Ministério Público Estadual  e do Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social João Lessa destacou o trabalho feito pelo presidente do Ceas Rafael Machado e deu em primeira mão, a informação mais esperada por todos. A aprovação pelo governador Renan Filho, da Lei do SUAS.

“Esse era um desejo antigo de todos e em apenas 7 meses, já conseguimos concretizar essa aprovação junto ao governo. Vale ressaltar que a Lei do SUAS foi aprovada por unanimidade. Isso só reforça a importância dela pra todos os servidores. Afirmou o secretário de Assistência.

Todas ações que foram sugeridas em Maceió seguirão pra Brasília. Onde nos próximos dias  25 e 26 de novembro acontece a  Conferência Nacional Democrática de Assistência Social –CNDAS.

Segundo Rafael Machado, Presidente do Conselho em Alagoas, 12ª Conferencia do Ceas, é um sonho realizado. Mesmo com todas as dificuldades, o número de participantes mostra o quanto a assistência social ainda continua forte. “Eu sempre quis estar aqui, nessa presidência e poder trabalhar junto com todos, num segmento que conheço muito bem. E quero poder ajudar a tantas outras pessoas que como eu, também querem ter seus direitos garantidos pela Constituição”, afirmou Rafael durante o discurso emocionado em que estavam presentes seu irmão e mãe.

Na oportunidade ele agradeceu o apoio e o excelente trabalho desenvolvido pelo amigo Audrey Trevas, junto ao Conselho de Assistência Social.