» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Novembro Ceas prepara a 12ª Conferência Estadual de Assistência Social de Alagoas
06/11/2019 - 11h30m

Ceas prepara a 12ª Conferência Estadual de Assistência Social de Alagoas

O Evento será realizado nos dias 11 e 12 de novembro em Maceió

Ceas prepara a 12ª Conferência Estadual de  Assistência Social de Alagoas

Por Fabíola Aguiar

Será realizada em Maceió, nos dias 11 e 12 de novembro, no Maceió Mar Hotel, a 12ª Conferencia Estadual de Assistência Social de Alagoas que tem como tema central “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, definido pela Conferência Nacional Democrática de Assistência Social-CNDAS que acontece em Brasília-DF, nos dias 25 e 26 de novembro de 2019.

O evento tem por objetivo avaliar, propor e deliberar diretrizes para aperfeiçoar e consolidar o SUAS à luz do Plano Decenal 2016/2026, qualificando as discussões sobre a Proteção Social do SUAS, o financiamento público da política de Assistência Social e a participação social no âmbito do Estado de Alagoas. E deve reunir participantes de vários municípios do estado, delegados eleitos nas Conferências Municipais de Assistência Social, bem como de representantes de nível nacional, a exemplo da Conselheira Nacional de Assistência Social Margareth Alves Dallaruvera e Márcia Lopes, da Comissão Organizadora da CNDAS, que inclusive,  ministra  a palestra magna durante a Conferência.

Segundo Rafael Machado, Presidente do Conselho em Alagoas, é a oportunidade de externar á todos os participantes a importância das discussões que serão apresentadas na área de assistência aqui no Estado.

“É um marco e uma grande conquista a realização dessa conferência com esse formato. Queremos chamar para o estado o cumprimento das ações da área e do que preconiza a Lei do Suas, aprovada recentemente pela Assembléia Legislativa de Alagoas, que garante uma gestão descentralizada e participativa envolvendo gestores de 99,5% dos municípios brasileiros”, destacou o presidente do Ceas.

Durante a Conferencia, serão realizadas plenárias deliberativas e grupos de trabalho onde os delegados vão elaborar  um documento com as Deliberações para o Estado e a União a ser apresentado em Brasília, na Conferência Nacional Democrática de Assistência Social,- CNDAS e, também, encaminhado ao Conselho Nacional de Assistência Social-CNAS.

Também estarão presente na 12ª Conferência Estadual, representantes da Seades, da Assembléia Legislativa, do Ministério Público Estadual de Alagoas-MPE, Fórum de Usuários do Sistema Único de Assistência Social-FEUSUAS, Ordem dos Advogados do Brasil-OAB/AL, Presidente do Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social de Alagoas- Coegemas, Fórum dos Trabalhadores do Suas, Universidade Federal de Alagoas-Ufal, dentre outros.

Serviço:

Data: 11 e 12 de novembro de 2019.

Local: Maceió Mar Hotel

Hora: Dia 11 (13h-18h) | Dia 12 (09h-16h)