» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Novembro Seades assina convênio para construção de complexo nutricional em Batalha
06/11/2019 - 09h32m

Seades assina convênio para construção de complexo nutricional em Batalha

O equipamento é o segundo de seis que serão construídos em Alagoas

Seades assina convênio para construção de complexo nutricional em Batalha

Por Fabíola Aguiar

Dando continuidade à política de oferecer meios aos municípios alagoanos de atender à população em situação de vulnerabilidade social, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) firmou convênio, nessa segunda feira (4), para construção do segundo de seis complexos nutricionais. Desta vez no município de Batalha, Sertão de Alagoas.

Por meio de recursos do Fecoep – Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza, serão liberados pela Secretaria, mais de R$ 348 mil reais para a construção, que tem ainda a contra partida do município em mais R$ 18.600,00 reais, além da doação do terreno.

Segundo Diego Omena, Assessor Especial do Gabinete da Seades, foi um processo trabalhoso, mas todo esforço valeu a pena. “Quando a prefeitura vem à secretaria para firmar esse convênio, é um momento de muita felicidade pra gente que, desde abril, quando iniciamos as atividades aqui na Seades, estamos debruçados nesse projeto.” Destacou o assessor.

Sobre o Complexo Nutricional

Complexos nutricionais são espaços físicos aptos a garantir o acesso a uma alimentação saudável e de qualidade para famílias em situação de vulnerabilidade social e risco nutricional.

Há dois anos, um convênio com as prefeituras de seis municípios alagoanos foi firmado pelo Governo do Estado para a construção desses complexos nutricionais. Dessa forma foram contemplados os municípios de Batalha, Pão de Açúcar, Pilar, Santana do Ipanema, São Sebastião e Teotônio Vilela.

Mas, até agora, apenas o Complexo Nutricional de Pilar foi construído. Por isso, esse complexo na cidade de Batalha está sendo tão comemorado.

O próximo passo será dado pela Prefeitura de Batalha, que deve abrir o processo de licitação para, em seguida, receber a primeira das três parcelas dos recursos do Fecoep.

Na Seades, a equipe da Supsan (Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional), que realiza o trabalho de monitoramento desses espaços, está muito entusiasmada para a conclusão de mais um equipamento. “A gente aqui tem trabalhado muito para agilizar os processos, cobrar das prefeituras a documentação necessária e a prestação de contas. Dessa maneira, temos como pensar nas ações mais efetivas dos outros complexos que ainda precisam sair do papel. Mas, já consideramos esse de Batalha, um saldo bastante positivo. Afinal, a nova gestão da Seades, está há apenas 7 meses e já conseguimos destravar junto com o departamento jurídico, a burocracia de processos dessa natureza. Vamos seguindo em frente.” Afirmou Henrique Novaes, Superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional.