Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Novembro Seades realiza capacitação de Guia Domiciliar do Programa Criança Feliz
06/11/2019 - 08h15m

Seades realiza capacitação de Guia Domiciliar do Programa Criança Feliz

O público alvo foi as supervisores e visitadores

Seades realiza capacitação de Guia Domiciliar do Programa Criança Feliz

Por Fabíola Aguiar

 

Cerca de 26 municípios  enviaram supervisores e técnicos para mais uma capacitação de 4 dias, dentro do Programa Criança Feliz, realizada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas.

Por meio de dinâmicas de grupo, mesas redondas e apresentações de trabalhos, a capacitação tem o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento ao público do Criança Feliz.

 

O Programa Criança Feliz

O Criança Feliz foi lançado pelo Governo Federal por meio do Decreto nº 8.869, em outubro de 2016, sendo coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Integra ações de saúde, de assistência social, de cultura, de educação e de garantia de direitos. Deve ser executado pelo município, tem a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Tem como seu público alvo os beneficiários do Bolsa Família: gestantes e crianças de até 3 anos de idade e  famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesse caso, o atendimento das crianças segue até os 6 anos de idade.

Vale ressaltar que o Estado é responsável pela coordenação e articulação intersetorial disponibilizando as orientações técnicas e metodológicas complementares àquelas oferecidas pelo governo federal. Bem como ações de capacitações e educação permanente para os municípios, fazendo o planejamento e o acompanhamento das atividades do Programa.

Recentemente, o Ministério do Desenvolvimento Social, ampliou a participação de mais municípios dentro do programa. E atualmente Alagoas possui 99 cidades participantes.

 

Papel dos Visitadores

Os visitadores têm um papel extremamente importante. Realizam a busca ativa, fazendo com que os serviços, benefícios, programas e projetos cheguem até as famílias e ao território. É uma maneira de levar informação, orientação e identificar necessidades e demandas das famílias e do território em situação de vulnerabilidade social, promovendo o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento infantil de forma integral.

Para Maria Juliana Letícia, que é supervisora do Criança Feliz em Canapi, participar de uma capacitação como esta só traz bons ensinamentos. “Quero parabenizar toda a equipe da Seades, pela metodologia e aplicação dos recursos utilizados nessa capacitação, foi muito boa. Atividades, vídeos, nos fazem refletir, pensar e compreender a nossa prática. Voltando um olhar especial da nossa prática diária. Isso nos faz profissionais mais completos", firmou a supervisora.

Ione Araújo, técnica do CRAS em Palmeira dos Índios, reforçou a opinião de outras participantes da capacitação. “Nesses dias todos, tivemos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos, aprender mais sobre a importância da primeira infância e da articulação com o CRAS. Eu acredito, que vamos sair daqui com mais conhecimentos para multiplicar nos municípios", afirmou a técnica.

A capacitação de 40 horas foi realizada na Escola de Governo com a entrega de certificados.

Segundo Simone Sampaio, coordenadora Estadual do Programa Criança Feliz, essa foi uma das turmas mais participativas dos últimos meses. “Graças a essa participação e integração, até pudemos adiantar e muito o conteúdo, já que muitas supervisoras e visitadoras tem essa vivência diária nas ações do programa. Estou muito satisfeita com o resultado”. Ressaltou a coordenadora.

Ações do documento