» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Setembro Cei realiza V Conferência Estadual da Pessoa Idosa
03/09/2019 - 19h19m

Cei realiza V Conferência Estadual da Pessoa Idosa

Evento discutiu políticas públicas eficazes e traçou ações para garantir o cumprimento dos direitos dos idosos em Alagoas

Cei realiza V Conferência Estadual da Pessoa Idosa

Por Fabíola Aguiar

Maceió sediou  a 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, que se encerrou nessa terça-feira, 3, discutiu e priorizou a implantação de ações que irão garantir o cumprimento mais efetivo dos direitos da pessoa idosa em Alagoas.

A secretária executiva de Gestão Interna da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Jully Beltrão, enfatizou que eventos como estes servem de parâmetro para conhecer o trabalho e a importância dos Conselhos Estaduais dos Idosos.

“Muito bom saber que aqui em Alagoas temos um conselho atuante e que, apesar das dificuldades, estamos caminhando no desenvolvimento das ações. Nossa missão na Seades é ajudar, da melhor maneira possível, nesse trabalho do Conselho”, destacou a secretária.

Durante a programação, conselheiros, secretários e assistentes sociais discutiram várias temáticas, como os desafios de envelhecer no século XXI; o papel das políticas públicas; as faces da violência contra a pessoa idosa em Alagoas e os direitos fundamentais na construção de políticas públicas eficazes em educação, saúde, previdência, assistência social, esporte e lazer.

Na ocasião, também foi realizada a eleição para os novos delegados do Conselho Estadual do Idoso (CEI).

A Mestra em Políticas Públicas para o Envelhecimento e gerontóloga, Albamaria Abigail Paulo de Campos, ministrou uma das palestras mais concorridas do primeiro dia. Ela falou sobre as dificuldades e as perspectivas de ser idoso no século XXI.

Atualmente, Alagoas possui aproximadamente 277 mil idosos, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístca (IBGE) para 2019.

O juiz Vladimir Paes de Lima, da 26ª Vara da Família, abordou a violência contra os idosos.  Um levantamento feito pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos revelou que, no ano passado, o Disque 100 registrou um aumento de 13% no número de denúncias sobre violência contra idosos, em relação ao ano anterior.

De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, o serviço de atendimento recebeu 37.454 notificações, sendo que a maioria das agressões foi cometida nas residências das vítimas (85,6%), por filhos (52,9%) e netos (7,8%). A pesquisa foi divulgada pelo site Agência Brasil em 12 de junho deste ano.