» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Setembro Região Agreste recebe a quinta edição do projeto Seades + Perto de Você
25/09/2019 - 17h20m

Região Agreste recebe a quinta edição do projeto Seades + Perto de Você

14 municípios devem participar do circuito tira-dúvidas da secretaria

Região Agreste recebe a quinta edição do projeto Seades + Perto de Você

Por Fabíola Aguiar

Dando sequência as ações que tem como objetivo o alinhamento da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social com secretarias municipais de assistência social, será realizado, em 3 de outubro deste ano, a quinta  edição do “SEADES + Perto de Você”, na Unidade Integrada Sesi/Senai - Arapiraca.

As atividades estão programadas para acontecer em Arapiraca. Ao todo, 14 municípios do Agreste estarão envolvidos: Belo Monte, Batalha, Craíbas, Coité do Nóia, Campo Grande, Jaramataia, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Taquarana, Traipú, Feira Grande, São Sebastião, além de Arapiraca, o anfitrião do evento.

De maneira dinâmica e com atendimentos simultâneos para técnicos e gestores do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), a ação pretende levar mais informação e conhecimento a todos que trabalham nesta área por meio da participação deles no circuito tira-dúvidas e oficinas que irão abordar diversas temáticas.

Essas atividades estão sendo oferecidas por todas as superintendências da Seades: Superintendência de Assistência Social (SAS): que compreende apoio técnico e orientações sobre CRAS, CREAS, Bolsa Família, Cadúnico, Benefício de Prestação Continuada - BPC, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e programa Criança Feliz (visitadores domiciliares); INSS Digital;

Segurança Alimentar e Nutricional (SUPSAN), que fará a prestação de contas do Programa de Cestas Nutricionais e a orientação sobre os complexos Nutricionais; Superintendência de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), com orientação sobre termos de fomentos Vigilância e sobre o Programa de Tarifa Social junto à Equatorial Energia e a Superintendência de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade (SUPPOFC), que fará a prestação de contas do financiamento estadual.

Os técnicos da Seades vão estar à disposição para realizar o atendimento especializado e individualizado buscando atender as especificidades de cada um dos municípios presentes.

PARCERIAS:

Como tem ocorrido nas edições anteriores, o Seades + perto de Você vai contar com a parceria do:

INSS DIGITAL:

para tirar dúvidas sobre os procedimentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Uma servidora do Instituto estará a disposição dos técnicos e gestores que atuam nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social).

EQUATORIAL ENERGIA:

Prestando esclarecimentos sobre o programa de Tarifa Social do Governo Federal que oferece descontos nas contas de energia de pessoas de baixa renda, um funcionário da empresa também está disponível para tirar dúvidas durante a ação, no período da manhã. Essa parceria Seades|Equatorial, vai, inclusive beneficiar a um público bem  maior de pessoas que tem direito ao benefício. Uma vez que, a Seades identificou universo de mais de 200 mil famílias que ainda não estão inscritas no programa em Alagoas.

Durante a quarta edição do Seades + Perto de Você, o governador Renan Filho fará junto com o secretário de Assistência Social, João Lessa, a entrega dos cheques simbólicos referentes aos cofinancimentos de CRAS e CREAS dos municípios de: Batalha (CRAS | R$ 54 MIL); Coité do Nóia (CREAS | R$ 30 mil): Craíbas (CRAS | R$ 54 mil); Feira Grande (CRAS | R$ 54 mil); Girau do Ponciano (CRAS | R$ 54 mil); Jaramataia (CRAS | R$ 108 mil – CREAS R$ 125 mil); Limoeiro de Anadia (CRAS | R$ 54 mil) e Traipu (CRAS | R$ 54mil). Totalizando R$ 587 mil.