» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Setembro Seades é convidada pela AMA para proferir palestra sobre Tarifa Social, Cestas Nutricionais e cofinanciamentos
06/09/2019 - 15h30m

O secretário João Lessa estará à disposição dos prefeitos alagoanos na próxima segunda (9), às 10h, na sede da associação, que fica no bairro do Farol, em Maceió

Foto: Luiz Luan

Por Fabíola Aguiar

A convite do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas, João Lessa, irá proferir palestra, na próxima segunda-feira (9), às 10h, sobre cestas nutricionais, programa Tarifa Social e cofinanciamentos para os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

Em Alagoas, existem 40 unidades que mensalmente atendem a uma média de duas mil pessoas (famílias e indivíduos) que vivem em situação de ameaça ou violação de direitos - como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, além de cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.

O valor destinado pelo Governo Federal para esses equipamentos sociais é de R$ 5 mil por mês, complementados com R$2,5 mil do cofinanciamento estadual. Até julho deste ano, constava no fundo estadual de Assistência Social da Seades um valor superior a R$700 mil para serem repassados aos municípios.

No entanto, alguns ainda possuíam pendências junto à prestação de contas, o que impedia o repasse do montante. A atual Gestão da Seades, porém, iniciou em julho esses repasses.

Dos sete municípios pendentes, cinco já receberam seus valores. Sendo assim, Alagoas voltou ao processo de priorização para recebimento do cofinanciamento federal dos recursos destinados ao CREAS.

Cestas Nutricionais - Recentemente, o governador Renan Filho anunciou que o programa de Cestas Nutricionais, via Seades, deverá ser modificado nos próximos meses.

Programa Tarifa Social  - Por meio da assinatura de um Termo de cooperação entre Seades e Equatorial Energia, será possível ampliar o benefício para todo o Estado, uma vez que a Seades identificou que, dentro do público-alvo de mais de 300 mil famílias, atualmente apenas 190 mil de baixa renda tem acesso aos descontos direto nas contas de luz.

A assinatura desse termo vai possibilitar o cruzamento de dados do Cadúnico com os dados da Equatorial.

A apresentação do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, João Lessa, deverá contar com a presença dos prefeitos, do presidente da AMA, Hugo Wanderley, e do presidente da Equatorial Energia (Humberto Soares).