» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Setembro Seades faz apresentação na AMA sobre cofinanciamentos, cartão da gestante e Tarifa Social
10/09/2019 - 14h33m

Durante a reunião também foi assinado um termo de cooperação entre Seades e Equatorial Energia para expansão do programa Tarifa Social

Por Fabíola Aguiar

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, João Lessa, se reuniu, nessa segunda-feira (9), com prefeitos, secretários de Assistência Social e o presidente da Equatorial Energia, Humberto Soares, na sede da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), em Maceió, para tratar de vários assuntos, como cofinanciamentos de CRAS e CREAS, Cartão da Gestante e o programa Tarifa Social, do governo Federal.

Na ocasião, o secretário informou que desde julho de 2019 todos os valores referentes aos cofinanciamentos estão sendo pagos aos municípios dentro das ações do projeto Seades+ Perto de Você, que já está na quarta edição.

Sobre o Cartão da Gestante, João Lessa reforçou que houve mudanças propostas pelo governador Renan Filho. Por isso, nos próximos meses, as gestantes que fazem parte do programa Criança feliz, no lugar das antigas cestas nutricionais, passarão a receber um cartão.

Ainda durante a reunião, foi assinado um termo de cooperação técnica com a Equatorial Energia para implementação de estratégias integradas que têm como objetivo identificar e cadastrar novos beneficiários no Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Recentemente, a Seades realizou levantamento onde identificou que mais de 200 mil famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) estão aptas a receberem os descontos do Tarifa Social na conta de energia. Com o termo de cooperação, os dados podem ser acessados de maneira mais eficaz.

De acordo com o presidente da Equatorial Energia Alagoas, Humberto Soares, agora, com a parceria com a Seades, a expectativa é de ampliar esse benefício para mais de 200 mil famílias que foram mapeadas e, dessa forma, identificar junto à Secretaria os clientes que se enquadram no programa, mas, ainda não usufruem do desconto na conta de energia.

Segundo o secretario João Lessa, será extremamente importante a assinatura desse termo, uma vez que irá beneficiar não somente a camada mais pobre da população que vai economizar, mas também os municípios, que vão contar com mais recursos circulando.