Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Setembro Vice-presidente do Fonseas, João Lessa, se reúne com secretários de Assistência Social do Nordeste para debater investimentos na área
11/09/2019 - 15h18m

Vice-presidente do Fonseas, João Lessa, se reúne com secretários de Assistência Social do Nordeste para debater investimentos na área

O encontro foi realizado em Recife, nessa terça-feira, com a presença dos nove secretários da região

Vice-presidente do Fonseas, João Lessa, se reúne com secretários de Assistência Social do Nordeste para debater investimentos na área

Foto: Jumariana Oliveira/divulgação

Por Fabíola Aguiar

 

Foi realizado nessa terça-feira, 9, em Recife, o 1º Encontro de Secretários Estaduais de Assistência Social do Nordeste, promovido pelo Fórum Nacional de Gestores de Assistência Social (Fonseas).  O objetivo foi debater novas estratégias e investimentos na área, com a apresentação de propostas que devem ser encaminhadas para o Consórcio Nordeste.

Entre as propostas apresentadas durante o evento pelos secretários, está a criação de um fundo para que investimentos de outros países possam gerar um percentual destinado à assistência social dos municípios e dos estados.

Esta será a única área do Governo a levar demandas para o Consórcio, uma vez que nenhuma outra área se uniu em bloco para fortalecer seus pedidos.

O secretário de Assistência Social do Estado, João Lessa, que também é vice-presidente do Fonseas, destacou a importância da integração do Consórcio Nordeste à assistência social. “Nós queremos fortalecer o Nordeste e chamar atenção do Governo Federal para os prejuízos causados por conta dos atrasos nos repasses financeiros. Hoje, por causa disso, vários programas estão parados há mais de um ano”, destacou o secretário.

A programação do encontro foi dividida em duas etapas: diagnóstico da situação dos estados e a elaboração das propostas. Para Sileno Guedes, Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, o primeiro passo é resistir ao desmonte do governo federal, tanto nas questões políticas de proteção quanto ao instrumento de controle e de participação social. “Essa crise que o país vem passando é o momento em que as pessoas mais precisam da proteção do Estado", enfatizou o secretario.

Na próxima segunda feira (16), em Natal, acontece uma reunião dos governadores do Nordeste, por isso, vai caber a cada secretário conversar com seu governador para montar esse espaço formal junto à assistência social e pedir apoio.

Ações do documento