Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 Dezembro Novo sistema de informação do Programa Criança Feliz está no ar
18/12/2020 - 16h45m

Novo sistema de informação do Programa Criança Feliz está no ar

O e-PCF traz novas funcionalidades e aprimora recursos disponíveis na antiga ferramenta

Novo sistema de informação do Programa Criança Feliz  está no ar

Reprodução: Francisco Medeiros/Min. Cidadania

Texto de Karina Lima Moraes

O Programa Criança Feliz (PCF) está com novo sistema de informação, a ferramenta e-PCF. Ela substitui o Módulo PCF do Prontuário Eletrônico do SUAS. A ferramenta vai facilitar o trabalho de estados e municípios, pois dispõe de outros recursos como planejamento e agendamento de visitas, gestão da informação, registro e acompanhamento dos marcos de desenvolvimento das crianças. 

Em Alagoas, a equipe estadual do PCF passou por capacitação promovida pelo Ministério da Cidadania e, por meio da plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), instruiu e treinou os gestores e supervisores municipais. Além disso, reuniu-se com os profissionais envolvidos no PCF e viabilizou o acesso das equipes aos técnicos federais que trabalham diretamente com o novo sistema.

O Ministério da Cidadania vai disponibilizar uma série de cards informativos sobre o uso do e-PCF. O primeiro deles já está disponível nas redes e orienta o passo a passo de acesso para quem ainda não tem cadastro do sistema e-PCF; ou para aquele cujo cadastro está no sistema, mas o e-PCF está inativo; ou, ainda, para o usuário com cadastro ativo, mas sem perfil associado.  

O PCF está em 100 dos 102 municípios alagoanos. Segundo dados de agosto de 2020, conta com 122 supervisores, 770 visitadores e, em alguns municípios, mantém uma coordenação. A equipe estadual dispõe de um coordenador e cinco multiplicadores.

Ações do documento