» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 Julho Segurança alimentar: Seades firma convênio para implantação de Complexo Nutricional
28/07/2020 - 16h44m

Equipamento distribuirá refeições diárias a 400 famílias do município de Santana do Ipanema

Texto de Karina Lima Moraes

Ontem (27), foi firmado convênio entre a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e a prefeitura de Santana do Ipanema para a implantação de Complexo Nutricional no município. O equipamento fornecerá, durante cinco dias da semana, refeições a 400 famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional.

Serão produzidos aproximadamente 800 quilos de refeições balanceadas, com os componentes nutricionais necessários à alimentação saudável e em quantidade suficiente para nutrir à população beneficiária. O Complexo Nutricional também ofertará cursos e capacitações a famílias em situação de extrema pobreza, com o objetivo de profissionalizar a população e contribuir na geração de renda familiar.

O recurso foi aprovado pelo Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (FECOEP), no valor de R$ 348.283,92. O município de Santana do Ipanema abrirá licitação para a execução das obras de construção e ficará responsável por equipar e manter em funcionamento o Complexo Nutricional.

O Secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Sílvio Bulhões, fala da importância da ação. “Os complexos nutricionais são importantes ferramentas para a promoção da segurança alimentar e nutricional dos municípios, onde eles são instalados. Uma ação muito importante da Seades com os municípios parceiros, a exemplo de Pilar, que já tem um complexo em funcionamento, e de Batalha, que está em processo de construção”.

“O convênio vai permitir o repasse de recursos do governo do estado à prefeitura municipal de Santana do Ipanema, para que ela faça a construção e, na sequência, opere o complexo nutricional, fornecendo refeições diárias à sua população mais carente, melhorando os índices nutricionais das famílias vulneráveis e, consequentemente, a qualidade de vida de seu povo”, complementa o gestor da pasta.