» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 Junho Campanha de combate ao trabalho infantil foi desenvolvida durante todo o mês de junho em Alagoas
30/06/2020 - 09h55m

Diferentes instâncias da sociedade atuaram na conscientização da população contra o trabalho de crianças e adolescentes

Texto de Karina Lima Moraes

A Campanha 12 de Junho - Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil foi desenvolvida durante todo o mês de junho nos 102 municípios do estado. Diferentes instâncias da sociedade participaram da jornada e articularam várias ações de conscientização da população no combate ao trabalho de crianças e adolescentes. Este ano, a Campanha teve o mote “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”.

A coordenação da Campanha ficou a encargo da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação doTrabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FETIPAT/AL). Ao lado deles, também participaram a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Nos municípios, foram colocadas faixas nas barreiras sanitárias; distribuídas máscaras de tecido com a arte da Campanha; decorados espaços públicos com o “cata-vento”, símbolo da luta contra o trabalho infantil. Realizaram-se atividades de capacitação de forma remota e se divulgaram gravações de vídeos dos técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Técnicos de referência municipal do Programa de Erradicação do Trabalho infantil (Peti) e do CREAS articularam, com a rede de proteção de crianças e adolescentes, a divulgação das artes da Campanha nas redes sociais dos órgãos e entidades participantes. Além da veiculação em rádios e páginas da Internet das ações contra o trabalho infantil.

O FETIPAT/AL realizou diferentes atividades voltadas à Campanha. Entre elas, pode-se destacar a participação na abertura do Simpósio Nacional de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, cuja pauta foi o papel do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e dos Fóruns Estaduais no combate ao trabalho infantil; a realização de lives semanais com seus membros colegiados; a concessão de entrevistas a TV e rádio, e a divulgação de cards, vídeos e podcasts em redes sociais do Fórum e das entidades-membro do FETIPAT/AL.

Ademais, durante o mês de junho, houve a produção de diversas peças publicitárias, produzidas pelas redes sociais da Seades, como também a veiculação de seis matérias jornalísticas, divulgadas na página da Secretaria. As matérias contaram com a participação do Peti/Seades; da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); do Tribunal Regional do Trabalho (TRT); da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE); da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (Fetag-AL); do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), e do Grupo de Pesquisa Redes Questões Geracionais e Políticas Públicas, do Núcleo Temático da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Marluce Pereira, Técnica de Referência Estadual do Peti/Seades, destaca a continuidade das ações ao longo do ano pela rede local de proteção dos direitos da criança e do adolescentes. “Ressaltamos que as ações de articulação intersetorial com as políticas públicas e órgãos de responsabilização continuarão durante todo o ano, com o objetivo de prevenir o aumento do trabalho infantil e de apoiar as famílias através da rede de serviços socioassistenciais”.